Alimentos Alcalinos e Ácidos

O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7,35 – 7,45). Abaixo ou acima dessa faixa significa sintomas e doenças. Um pH de 7,0 é neutro. Um pH abaixo de 7,0 é ácido. Um pH acima de 7,0 é alcalino.

Um pH ácido pode ocorrer a partir de uma dieta com alimentos formadores de ácidos, stress emocional, sobrecarga tóxica, e / ou reacções imunológicas ou qualquer processo que priva as células de oxigénio e outros nutrientes.

O organismo vai tentar compensar a pH ácido, usando minerais alcalinos. Se a dieta não contém sais minerais suficientes para compensar, uma acumulação de aminoácidos nas células irá ocorrer.

CONSEQUÊNCIAS DE UM ORGANISMO ÁCIDO

• Diminui a capacidade do corpo de absorver mineral e/ou outro nutriente
• Diminuirá a produção de energia nas células
• Diminuirá a capacidade para reparar células danificadas
• Diminuirá a capacidade do corpo se desintoxicar dos metais pesados
• Favorece o aumento e propagação de células cancerígenas
• Torna o corpo mais suscetível a cansaço e a doenças

A acidose é muito comum em nossa sociedade e é em grande parte devido à dieta típica muito elevada em ácidos produzida por produtos de origem animal, como carne, ovos e lacticínios, e muito baixa em meio alcalino que é produzida por alimentos como frutas e legumes frescos.

Além disso, nós comemos ácidos produzidos em alimentos processados como farinha branca e açúcar como também em bebidas como café e refrigerantes.

Nós usamos drogas demais, que estão formando ácidos em nosso organismo e usamos químicos artificiais como adoçantes ou aspartame, que são venenos e são extremamente formadores de ácidos.

Uma das melhores coisas que podemos fazer para corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida.

Para manter a saúde, a dieta deve consistir em 60% de alimentos formadores de alcalinidade e 40% de alimentos formadores de ácidos. Para restaurar a saúde, a dieta deve consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.

Geralmente, os alimentos formadores de alcalinidade incluem: a maioria das frutas, verduras, ervilhas, feijões, lentilhas, especiarias, ervas e temperos, sementes e nozes.

Geralmente, os alimentos formadores de ácidos incluem: carnes, peixes, aves, ovos, cereais e leguminosas.

O RANKING DE ALIMENTOS QUANDO ACIDEZ E ALCALINIDADE

EXTREMAMENTE ALCALINO

Limão, melancia.

ALCALINO

Melão, aipo, tâmaras, figos, alga marinha, limão, manga, melão, mamão, salsa, uvas sem sementes (doce), agrião.

Espargos, sucos de frutas, uvas (doces), kiwi, maracujá, pêra (doce), abacaxi, passas, ameixa e sucos de vegetais.

MODERADAMENTE ALCALINO

Maçã (doce), brotos de alfafa, damascos, abacaxi, banana (madura), passas, tâmaras, figos (frescos), toranja, alho, uvas (menos doce), goiaba, ervas verdes (folhas), alface (folhas), pêras, nectarinas, pêssegos (doces), ervilha (fresca, doce), abóbora (doce), sal marinho (vegetal).

Maçãs (azeda), feijão (verde), beterraba, alface, pimentão, brócolos, repolho, couve-flor, gengibre (fresco), uva (ácida), verde (claro), laranjas, ervilhas, pêssegos, batata (com casca), abóbora (menos doce), framboesa, morango, nabo, milho doce, sucos de vegetal.

LEVEMENTE ALCALINO

Amêndoas, alcachofras, couve de Bruxelas, cerejas, coco (fresco), pepino, beringela, mel (in-natura), alho-poro, cogumelos, quiabo, azeitonas (madura), cebola, picles (caseiro), rabanetes, sal do mar, especiarias, tomate (doces).

Castanhas (secas, torradas), gemas de ovos (mole cozido), o pão dos essênios, o leite de cabra, leite (cru), maionese (caseira), óleo de oliva, sementes de gergelim (inteira), grãos germinados, tofu, tomate (menos doce), e flocos nutricionais.

ALIMENTOS NEUTROS

Manteiga fresca (sem sal), nata, leite de vaca (cru) e soro de leite (cru), óleos (excepto azeite) e iogurte (simples).

MODERADAMENTE ÁCIDOS

Bananas (verdes), cevada (centeio), farelo, manteiga, cereais (não refinado), queijos, biscoitos de centeio (não refinado, arroz e trigo), feijão, coco, ovos brancos, ovos inteiros (cozido duro), frutose, leite de cabra (homogeneizado), mel (pasteurizado), ketchup, xarope (não transformados), leite (homogeneizado).

Melaço, a maioria das nozes, a mostarda, aveia, centeio (orgânico), pasta de azeitonas (picles), (grãos integrais), massas (grão inteiro e mel), ameixas, pipoca (com sal e / ou manteiga), batatas, ameixas, o arroz, sementes (abóbora, girassol), molho de soja e pão (trigo germinado orgânico).

EXTREMAMENTE ÁCIDOS

Os adoçantes artificiais, carne, cerveja, pães, açúcar, refrigerantes, cereais (refinado), chocolate, cigarros e tabaco, café, creme de trigo (não refinado), creme (com açúcar branco), medicamentos, peixes, farinha de trigo (branca, trigo), sucos de fruta com açúcar, doces, geleias, carne de cordeiro.

Licor, xaropes (transformados), melaços, macarrão (branco), doces e bolos de farinha branca, picles (comercial), carne de porco, aves, frutos do mar, o açúcar (branco), sal de mesa (refinado e iodado), chá (preto), o pão branco, vinagre branco (transformados), todos os alimentos do trigo, vinho e iogurte.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS: PH ALCALINO E PH ÁCIDO

EXTREMOS FORMADORES DE ALCALINIDADE – pH 8,5-9,0.

pH 9,0
Limões, Melancia.

pH 8,5
Agar-ágar, Tâmaras secas e os figos, limas, manga, melão, mamão, Salsa, uvas sem sementes (doce), agrião, algas, espargos, kiwis, sucos de frutas, Uvas (doce), maracujá, pêra (doce), abacaxi, passas, ameixa, sucos de vegetais.

MODERADAMENTE ALCALINOS – pH 7,5-8,0.

pH 8,0
Maçãs (doce), damascos, brotos de alfafa, farinha de araruta, abacaxi, banana (madura), bagas, cenoura, aipo, cenouras, aipo, groselhas, figos (frescos), Alho groselha, uva (menos doce), toranja, goiaba, ervas verdes (folhas), alface, nectarina, pêssegos (doce), pêra (folhas verdes), ervilhas (frescas), caqui, sal marinho, espinafres.

pH 7,5
Maçãs (azedas), rebentos de bambu, feijão verde (fresco), beterrabas, pimentão, brócolos, repolho, alfarroba, gengibre (fresco), uva (ácida), alface (verde claro), laranjas, ervilhas (menos doce), batata com casca, abóbora (menos doce), framboesa, morango, milho doce (fresco), nabo.

LIGEIRAMENTE ALCALINO PARA PH NEUTRO 7,0

pH 7,0
Amêndoas, alcachofras, cevada-malte, brotos, cerejas, coco (fresco), pepino, ovo, alho-porró, misso, cogumelos, quiabo, azeitonas maduras, cebola, rabanete, sal marinho, especiarias, tomates maduros, alcachofra, castanhas (secas torradas), gema de ovo (cozido mole), pão dos essênios, leite de cabra e leite (cru), maionese (caseira), azeite, quinoa, ruibarbo, sementes de gergelim (inteiras), tomate (menos doce).

ALIMENTOS EXTREMAMENTE FORMADORES DE ÁCIDO – PH 5,0-5,5

pH 5,0
Adoçantes artificiais

pH 5,5
Carne, refrigerantes e bebidas gasosas, cigarros (industrializados), medicamentos, Farinha (branca, trigo), carnes de cabra, ovelha, doces e bolos de farinha branca, carne de porco, açúcar (branco), cervejas, carne de galinha, chocolate, café, creme com o açúcar branco, doces, geleias, licor, sêmola, sal de mesa refinado e iodado, chá preto, pão de trigo, arroz branco, vinagre branco (transformados).

ALIMENTOS MODERADAMENTE ÁCIDOS – PH 6,0-6,5

pH 6,0
Fumo do cigarro (rolo), creme de trigo(não refinado), peixes, sucos de fruta com açúcar, xarope (transformados), melaço, pickles (comercial), pães (refinados) de milho, aveia, arroz e centeio, cereais (refinados), por exemplo, flocos de milho, mariscos, gérmen de trigo, alimentos de trigo integral.

pH 6,5
Bananas (verde), queijos (amarelo), milho e pães de arroz, ovo inteiro (cozido duro), ketchup, maionese, aveia, pasta de grão (inteiro), amendoins, batatas   (sem cascas), pipocas (com sal e manteiga), Arroz (vaporizado), molho de soja (comercial), pão de trigo (germinados orgânicos).

ALIMENTOS LIGEIRAMENTE ÁCIDO PARA NEUTRO PH 7,0

pH 7,0
Xarope de malte de cevada, cevada, farelo, caju, cereais (não refinado com mel),fubá, frutose, mel (pasteurizado), lentilhas, xarope (natural), produtos lácteos (leite homogeneizado) e a maioria dos processados, noz-moscada, mostarda, pipoca e manteiga (simples), de arroz ou biscoitos de trigo (não refinado), pão de centeio orgânico (germinado), sementes (abóbora e girassol), nozes, castanhas do Brasil, manteiga (salgada), queijos, feijões, coco seco, ovos brancos, leite de caprinos (homogeneizado), Azeitonas (picles), ameixas.

Importante

As informações contidas aqui tem caráter informativo, e não devem ser usadas para o diagnóstico ou para orientar o tratamento sem a opinião de um profissional de saúde. Procure sempre um médico de sua confiança e que, de preferência entenda de medicina preventiva, medicina ortomolecular, um nutrólogo ou um nutricionista. Apenas o médico está habilitado para diagnosticar eventuais doenças, indicar tratamentos e receitar, se necessário, medicamentos e minerais.