A história dos adaptógenos começa na década de 40, com a investigação científica soviética que buscava substâncias tônicas para os soldados e pessoas que trabalhavam na indústria bélica durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Esta busca estimulou a produção de inúmeras pesquisas, que não foram divulgadas durante a guerra fria (1947-1991), período em que havia um ambiente de disputa em todos os setores com os norte-americanos.

No final da década de 60, os pesquisadores Brekhman e Dardymov definiram adaptógeno como substâncias que possuem:

 Efeito não-específico, aumentando a resistência a "fatores estressores", de diferentes naturezas (física, química, biológica);
• Efeito normalizador, que combate/previne distúrbios causados pelos fatores estressores, agindo em vários setores do organismo;
• Efeito mais pronunciado quanto mais profundas forem as alterações no organismo;
• Baixa toxicidade, bem tolerado, para ter uma ampla ação terapêutica, sem causar alterações ao funcionamento normal do organismo.
• Na visão clínica, os adaptógenos compreendem um grupo de extratos de plantas que apresentam a seguintes ações terapêuticas:

Aumento da atenção e da resistência à fadiga;

Atenuação ou redução dos prejuízos e transtornos relacionados ao sistema neuroendócrino e imunológico no induzidos pelo estresse.

A difusão do conceito de adaptógeno aconteceu mais recentemente, sendo que desde 1998, a agência regulatória americana, o Food Drug Administration (FDA), reconhece o conceito de adaptógeno como um termo funcional, que se aplica aos mecanismos de ação da Rhodiola rosea L., amplamente comercializada nos EUA.

Por Rodhiola

Fontes de consulta

PANOSSIAN, A. Adaptogens: a historical overview and perspective. Natural Pharmacy, v. 7, n. 4, p. 19-20, 2003.

BREKHMAN, II; DARDYMOV IV. New substances of plant origin which increase nonspecific resistance. Ann Rev Pharmacol, v. 9, p. 419-30, 1969.

PANOSSIAN, A; WILKMAN G. Evidence- -based efficacy of adaptogens in fatigue, and molecular mechanisms related to their stress-protective activity. Curr Clin Pharmacol, v. 4, p. 198-219, 2009a.

FDA. Notice of Proposed Rulemaking, Federal Register, April 29, 1998a.