aprenda como identificar problemas de saúde através da observação das fezes

Muitos problemas de saúde, problemas de alimentação, problemas intestinais, níveis de stress e ansiedade, pode ser verificados em casa mesmo, através de uma observação da qualidade das fezes, isso mesmo, através das fezes muitos problemas podem ser identificados por qualquer pessoa.

quimo, que é o resultado do processo de digestão, enquanto acontece a absorção dos nutrientes ao longo do tubo digestivo, os “restos” desse alimento seguem o caminho em direção à saída, No intestino grosso se forma o que é conhecido como bolo fecal, que são as fezes propriamente ditas, estas fezes são constituídas por água, alimentos não digeridos, fibras insolúveis, células mortas, bactérias, secreções etc. As hemácias, que são as células vermelhas, quando estão mortas também são eliminadas através das fezes, estas células vermelhas mortas é que são responsáveis pela coloração marrom nas fezes.

Cada indivíduo possui particularidades quanto aos hábitos intestinais, contudo existem características que são comuns, ou pelo, deveriam ser comuns a todos. As fezes devem possuir uma conssitência cilindrica e firme, porém, macias, devem ser encorpadas e sua cor podendo variar entre marrom a marrom claro, e além disso, possuir um cheiro característico, porém não fétido. E também elas devem sair sem que haja muito esforço de cada indivíduo.

Mas esse resultado nem sempre ocorre, podendo surgir os mais váriados tipos, formas, cores e odores de fezes:

• As fezes pode ser bem escuras, quase preto, quando sangue já seco de um possível sangramento interno está presente.
• Fezes com muco e com um sangramento mais intenso podem indicar uma alteração mais séria como hemorróidas, colite ou até mesmo câncer e é melhor procurar um médico.
• Dor ao evacuar também pode ser sinal de hemorróidas ou falta de fibras.
• Quando você toma muito vinho tinto as fezes também podem ficar bem escuras.
• Alimentos industrializados com corantes muito fortes e intensos podem deixar as fezes mais “colorida”. Assim como a beterraba deixa as fezes mais vermelhas.
• Se a cor das fezes está verde claro pode ser um sinal de excesso de açúcar, frutas e vegetais e uma falta de grãos ou sal.
• Fezes amareladas podem indicar uma infecção por um parasita chamado giárdia, que causa uma diarréia intensa e amarela.
• Quem come muitas folhas e verduras escuras tende a produzir fezes mais escuras. fezes verdes também pode ser causado por excesso de ferro na dieta, vindo de complementos alimentares, por exemplo.
• Fezes muito gordurosas são típicas de má absorção e se forem seguidas de muitos gases podem indicar uma má absorção de carboidratos.
• Com relação ao seu formato, fezes com aparência de “lápis”: finos e compridos, podem indicar que alguma coisa interna está atrapalhando sua passagem ou que há um baixo consumo de fibras.
• Fezes amolecidas e pastosas e com pedaços de alimentos podem indicar uma intoxicação alimentar, intolerância a lactose, uso de antibióticos e antiácidos e até situações de muita ansiedade.
• Se suas fezes boiam isso signifca que ela tem maior concentração de fibras,então ela é saudável.
• Agora se ela afunda isso significa que ela tem maior concentração de gorduras,logo não é saudável.
• Se as fezes se parecem com fezes de cabrito, em bolinhas pequenas e ressecadas, pode ser um sinal de intestino preso. As causas são geralmente falta de fibras, água e consumo em excesso de gordura, fast foods e alimentos industrializados.
• Se as fezes possuirem um odor muito fétido, pode ser um sinal de desequilíbrio da flora intestinal (as bactérias saudáveis que moram no intestino e ajudam na digestão) ou um excesso de proteína animal que pode "putrefar": apodrecer, dentro do intestino.

Alguns alimentos contêm compostos de enxofre, como o repolho e os puns podem ter um cheiro bem forte. Uma pessoa normal solta pum de 10 a 15 vezes durante o dia, mesmo que não os sinta.

Quando alguma coisa não vai bem certamente você vai sentir logo: dores, gases, cólicas, barriga inchada e uma sensação geral de desconforto são sintomas tanto de diarréia como de intestino preso.

O corpo humano é uma "máquina" perfeita e, quando nosso corpo pede alguma coisa, deve ser atendido. O corpo vai se acostumando com as “negações” e “esperas”, e depois de um tempo começa a falhar, causando problemas mais graves. Portanto, ouça sempre o seu corpo, e se veio aquela vontade de ir ao banheiro, não espere, de uma pausa no que estiver fazendo e atenda o seu corpo.